Everything has a beginning, get to know the first steps

Is it your first time here? We have elaborated a few topics for you to understand who the Buddha was, what Buddhism is, the context of our practices and, specially, how to participate in our activities.
Access the contents below to know the first steps into Buddhism.

Conheça os primeiros passos

Quem foi Buda?


Buda Shakyamuni nasceu em Lumbini, no atual Nepal, no século VI A.C. – filho de Shuddhodana, rei dos Shakyas, e da rainha Maha Maya, recebeu o nome de Siddhartha Gautama. Por tradição, deveria ter sido destinado à vida de um príncipe, mas durante as celebrações de seu nascimento, o eremita Asita, retornando de uma viagem às montanhas, anunciou que a criança iria se tornar ou um grande rei Chakravartin ou um homem santo. Seu pai, desejando para Siddhartha o destino de ser um grande rei e preocupado com seu extravio no caminho espiritual, tentou proteger o filho – dos ensinamentos religiosos e do conhecimento do sofrimento humano – proibindo-o de sair do palácio. Inquietações nortearam a vida de Siddhartha, aos 29 anos saiu do palácio e conheceu o sofrimento humano, essas visões marcaram profundamente sua vida e despertaram nele a aspiração de ajudar todos os seres senscientes. Apesar de todos os esforços do pai, Siddhartha renunciou ao trono e se dedicou à busca da erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres e, desta forma, encontrou um caminho até o "despertar" ou "iluminação". ASSIM NASCEU O BUDISMO Popularmente conhecido como Buda, ele deixou um legado de ensinamentos e práticas que foram preservados e repassados, através de transmissão ininterrupta, de geração em geração até os dias de hoje. Pintura da parede de um templo no Laos Siddhartha Gautama com seus cinco companheiros, que, mais tarde, compuseram a primeira Sangha (comunidade budista)




O que é budismo?


O budismo (Buddha Dharma) é uma filosofia ou religião que surgiu originalmente na Índia por volta do século VI A.C. que abrange diversas tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos (Dharma) de Siddhartha Gautama, também conhecido como Buda. O budismo é dividido em três grandes tradições: • THERAVADA (também chamado de hinayana) • MAHAYANA • VAJRAYANA (ou tantrayana) Essas tradições englobam as mais diversas escolas budistas como o zen, terra pura, kadampa e o budismo tibetano. Essas escolas budistas possuem caminhos com diferentes enfoques, práticas e ensinamentos. Entretanto, as bases das tradições e práticas são as Três Joias: • BUDA – aquele que atingiu o estado iluminado – o estado totalmente desperto • DHARMA – os ensinamentos de Buda • SANGHA – comunidade budista, sendo que a Sangha pode ser representada em 2 níveis: pelos praticantes comuns e os bodhisatvas (praticantes realizados). Em essência, Buda ensinou o caminho da sabedoria: conhecer a natureza da sua própria mente e de todos os fenômenos – a iluminação.




Como faço para participar?


A primeira coisa que você precisa fazer é se cadastrar – após efetuar sua inscrição no site, você receberá um e-mail com todas as orientações necessárias para participar dos ensinamentos e práticas do Chagdud Gonpa Dordje Ling. Acesse o link para cadastro. À partir daí, ao chegar em uma prática no Templo, o primeiro passo é começar a ouvir os ensinamentos. É por meio da transmissão oral que a sabedoria budista é transmitida de mestre para aluno, perpetuando uma linhagem ininterrupta de professores, chegando até os nossos dias. Os ensinamentos do Chagdud Gonpa Dordje Ling são ministrados pela Lama Yeshe e pelo Lama Rigdzin, ambos ordenados pelo nosso querido professor Chagdud Rinpoche




Existe algum protocolo para entrar na sala de meditação?


• Ao chegar no Templo pela primeira vez, recomendamos que você comunique ao porteiro que essa é a sua "primeira visita". Assim, uma pessoa irá recepcioná-lo para dar as orientações. • Lembre de vir ao Templo com roupas práticas e confortáveis, que permitam você sentar em uma almofada. Caso tenha limitações, o Templo dispõe de cadeiras. • Os sapatos sempre são deixados do lado de fora da tenda. • Ao entrar em um Templo, praticantes budistas fazem três prostrações ou reverências como sinal de respeito às representações do Buda, do Dharma e da Sangha. Da mesma forma, é tradicional que se façam três prostações para os Lamas quando entram na sala de meditação. Mas você não precisa fazê-las caso não se sinta à vontade. • Não colocamos escrituras, livros e textos sagrados no chão, se eventualmente caírem, os tocamos em cima da nossa cabeça antes de colocá-los no lugar. • Não passamos por cima das mesas de prática e de objetos sagrados. Nem em bolsas que tenham objetos de prática. • Não sentamos em cima das mesas de prática, elas são para uso exclusivo de textos e objetos de prática.




Como sei os horários das práticas?


Para você receber a programação detalhada, e com instruções das práticas, faça seu cadastro (acessando aqui) – assim receberá no seu e-mail todos os passos para participar das atividades. Nossos lamas recomendam, para aqueles que estão tendo os primeiros contatos com o budismo, a participar das práticas sinalizadas com (indicado para iniciantes).




Qual é o budismo praticado no Chagdud Gonpa Dordje Ling?


O Chagdud Gonpa Dordje Ling oferece ensinamentos e práticas de meditação do budismo tibetano vajrayana, da escola Nyingma (da tradição antiga) e está ligado ao Centro Budista Chagdud Gonpa Brasil, estabelecido em nosso país em 1994 por S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche, e faz parte de uma rede internacional de centros cuja origem é o Chagdud Gonpa no Tibete, um monastério fundado no século XV.




O que não posso fazer...


• Você não pode fumar nas depências do Chagdud Gonpa Dordje Ling • Recomendamos que deixe seu celular no modo silencioso




Como posso contribuir? Conheça o Amigos do Dordje Ling


AMIGOS DO DORDJE LING Dar suporte a uma linhagem autêntica do budismo tibetano significa assegurar a ininterrupta transmissão dos ensinamentos a todos aqueles que desejam seguir esse caminho. Sua generosidade, seja ela qual for, certamente contribuirá para a realização das aspirações de Chagdud Tulku Rinpoche de gerar benefícios e guiar todos seres para a iluminação. O Chagdud Gonpa Dordje Ling mantém suas atividades com a generosidade e a colaboração de todos, existem diversas maneiras para contribuir: DOAÇÕES PARA A MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES Você pode colaborar com qualquer quantia por um período determinado ou fazendo doações esporádicas, isso possibilita que o Dordje Ling possa planejar suas atividades de manutenção e práticas, e que os ensinamentos continuem a beneficiar todos os seres. (Faça sua doação) TRABALHO VOLUNTÁRIO Você pode ajudar, assumindo o compromisso, com algumas das diversas tarefas necessárias para manter o local de prática e as dependências do Chagdud Gonpa Dordje Ling sempre limpas e adequadas à prática do Dharma. DOAÇÕES PARA O BAZAR Todos os produtos do bazar são todos provenientes de doações. Você pode colaborar doando qualquer coisa que esteja em bom estado e que possa ser reutilizada por outras pessoas – essas doações podem ser retiradas na sua casa ou deixadas no bazar nos dias de prática. COMO FAZER UMA DOAÇÃO Para fazer sua doação, clique nos links abaixo. 1 – DOAÇÃO AMIGOS DORDJE LING Acesse o link abaixo e faça sua contribui online: Clique aqui 2 – DOAÇÃO EXPONTÂNEA Colabore, clique aqui NÃO ENTENDEU COMO FUNCIONA? Entre em contato pelo email amigos@dordjeling.org que iremos orientar todos os detalhes




É possível falar com os Lamas?


Os Lamas recomendam sua participação em algumas práticas e, se tiver alguma dúvida, eles sempre estarão disponíveis para atender aos participantes após os ensinamentos e práticas. Caso os Lamas identifiquem a necessidade de uma entrevista, eles irão orientar o procedimento.





Watch these videos and get to know a little more about Chagdud Tulku Rinpoche and his history in Brazil

4 – Logo_DL_Negativa sem fundo.png

Who we are

Chagdud Gonpa Dordje Ling is a Buddhist center founded by His Eminence Chagdud Tulku Rinpoche, located in Curitiba.

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • SoundCloud
  • Flickr

Chagdud Gonpa Dordje Ling has an extensive schedule of practices, to participate in our activities we recommend you sign up on our website.

Soon after, you will receive an e-mail with all the necessary instructions.

Telephone number

 +55 (41) 3223-5666

General information

dordjeling@gmail.com

Construction of the Temple

temple@dordjeling.org

Chagdud Gonpa Brasil Dordje Ling – 620, Dr. Roberto Barrozo St.– São Francisco, Curitiba, Paraná, Brazil   CEP 80520-070 – CNPJ 00.990.708/0004-80